terça-feira, 15 de julho de 2008

Corrupção dos políticos x "Jeitinho" brasileiro


É muito comum, aqui no Brasil, escutarmos frases como “todo político é ladrão”. Quase sempre há um tom de acusação de corrupção, quando se fala dos políticos de nosso país. Mas será que todos têm moral para falar nesse tom sobre nossos governantes? Gostaria de contar dois casos que me fizeram meditar sobre isso.

Em 2006, fiz um curso preparatório para obter a CNH em uma auto-escola e consegui habilitação como motorista na categoria “B”. Fiquei surpreso quando meu instrutor revelou-me que mais da metade das pessoas que passam na temida prova prática, “colaboraram” com um valor para os fiscais de prova. Ele disse que pessoas de todas as classes profissionais e níveis sociais fazem essa negociação para passar na prova. O valor é o mesmo, há anos, e é muito conhecido na cidade, como que uma “tradição”. Fiz uma pequena pesquisa com amigos e conhecidos e confirmei o que ele me disse.

O outro fato ocorreu quando fui fazer a foto para minha habilitação: dois homens da fila começaram a conversar. Foi então que um deles disparou: “uma vez eu ‘perdi’ pra um policial safado e pilantra”. Imaginei que ele fosse contar um ato corrupto do tal policial. Então ele disse: “estava com o IPVA vencido. Eu disse que daria R$150,00 pra ele. Você acredita que ele disse que não aceita essas coisas e tomou as devidas providências com meu carro? Mas que pilantra safado!”.

Esses dois casos me fizeram lembrar de quantos “gatos” de energia existem em nossa cidade, em todos os bairros. Lembrei dos que recebem aposentadorias por pessoas já falecidas. Lembrei dos que usam softwares piratas, usando os famosos “cracks”. Lembrei das carteiras cheias de dinheiro e cartões de crédito que são perdidas por aí e não são devolvidas. Lembrei dos que dão “carteiradas” em shows, cinemas e coletivos, com documento falso ou de terceiros. Lembrei dos que furam filas. Lembrei dos que usam um “jeitinho” para não pagar provedor de conteúdo em internet de banda larga.

Stephen Kanitz, mestre pela Harvard University e Articulista da Revista “Veja”, publicou um interessante estudo sobre a corrupção dos políticos no Brasil [1], apontando uma das causas específicas. Mas será que o problema do Brasil é apenas a corrupção no governo? De onde vem e para onde vai a corrupção? Por que muitos brasileiros falam tão mal dos políticos, mas praticam um ato corrupto na primeira oportunidade que aparece? Por que o brasileiro tem tanto orgulho do “jeitinho” brasileiro que é, muitas vezes, sinônimo de “corrupção do povão”?

Será que o deputado do PT, Neri Ferigolo, que disse à folha de S. Paulo que "Ninguém consegue ser 100% honesto."[2] tem razão? Será que já pensamos como ele, que se justificou dizendo que "Jesus Cristo era 100% honesto e, de repente, o prejudicaram"[2]?

Será que a corrupção está tão impregnada em nossa cultura, que chegou o dia que Rui Barbosa previu, em 1914, quando disse que “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”[3]?

A corrupção dos políticos deve, sim, ser criticada e combatida, mas para termos moral para fazer-lo, devemos fazer como ensinou a pessoa que foi citada por Néri Ferigolo como modelo de honestidade: “Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu?”[4]



1 - Revista Veja, edição 1600, ano 32, nº 22/06/1999, página 21

2 - O Estado de São Paulo, 09/08/2006

3 - “O ano da Corrupção no Brasil”, Isaac Sayeg, 27/12/2005 / “Hoje tem marmelada?”, Luciana Mares, 08/05/2006.

4 - Bíblia Sagrada. Evangelho segundo Mateus. Capítulo 7, versículo 3.



2 comentários:

Anônimo disse...

Yoshi, concordo com você. A corrupção começa em pequenos atos, como "furar" uma fila por exemplo. Infelizmente, a cultura brasileira está formando o "mundo dos espertos". Precisamos reverter este quadro. Um abração pra você!

Anônimo disse...

Professor, muito bom as postagens sobre corrupção e sobre os tipos de "roubos" que muitos de nós fazemos e ainda por cima sentimos orgulho, e o pior, ainda temos a cara de pau de julgarmos outras pessoas...
Realmente o que o senhor disse 'acertou na ferida' e me fez repensar sobre isso...

Obrigado, sucesso e meus parabéns.