terça-feira, 15 de julho de 2008

Dá-lhe... Brasil?

Publicado no COMUNICADO (UNAMA) - Nº 1361 - Seção “Opinião” - 26/06/2006

Dá-lhe... Brasil?

Em época de copa do mundo, nosso país muda: as pessoas enfeitam as ruas, as casas, os ambientes de trabalho, seus carros, etc. Em nenhuma outra época se vê tantas pessoas vestindo o verde e amarelo. Mas, será que essa “febre” verde amarela é sinônimo de patriotismo?

É incontável o número de bandeiras do Brasil encontradas pelas ruas, carros e janelas nessa época. Infelizmente, também é incontável o número de bandeiras de cabeça para baixo. Ironicamente, a palavra escrita na bandeira é “ordem”. O que isso atesta então? Atesta que o aparente patriotismo (amor à pátria) na verdade é um amor à seleção brasileira de futebol.

Afirmo ser amor à seleção brasileira de futebol e não ao futebol brasileiro porque o sucesso de nossa seleção não significa que o futebol brasileiro anda bem. A imensa maioria(90%) dos jogadores de futebol ganha de 1 a 3 salários mínimos no Brasil [1]. Muitos clubes estão endividados. Muitos jovens atletas são humilhados e até vítimas de abuso sexual nas famosas “peneiras” do futebol amador. Empresários e cartolas corruptos enchem os bolsos em transações ilegais. Nossos campeonatos são de baixo nível porque nossos melhores jogadores vão cedo para o exterior e nossos estádios, em sua maioria, estão em péssimas condições. Dirigentes incompetentes e árbitros corruptos completam esse triste retrato do futebol brasileiro.

Afirmo ser amor à seleção brasileira de futebol e não ao Brasil porque o sucesso de nossa seleção não significa que o Brasil anda bem. A imensa maioria dos brasileiros vai encarar uma maca em um corredor de um pronto socorro lotado se sofrer um acidente grave. A imensa maioria dos jovens brasileiros teve uma educação muito ruim, pois estudou em escolas públicas. Cerca de 50 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza (29,3% da população), recebendo menos de R$80,00 por mês [2]. Nosso país é o 62º mais corrupto [3]. Estamos em um país onde ninguém mais fica impressionado ao ver notícias sobre “mensalões”, “valeriodutos” e “PCC” dominando a maior cidade do país.

Pergunto então: Será que o grito de “dá-lhe Brasil” reflete um orgulho de ser brasileiro ou apenas o orgulho ter a seleção de futebol que temos? Será que a copa que parece tanto alegrar o coração possui o efeito colateral de fechar os olhos do brasileiro? Será que com olhos abertos para a realidade do país diríamos, com tanta facilidade, “dá-lhe Brasil”?


1 - Publicado na Folha de S. Paulo, de 29 de fevereiro de 2000.
2 - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, PNAD, de 96 a 99 divulgada pela FGV.
3 - Pesquisa de 2005, que é coordenada pela ONG Transparência Internacional.



Nenhum comentário: